Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha (Paula Pimenta) e Tarde de Autógrafos…

Olá galera, hoje o post será duplo. Farei a minha resenha do segundo livro da série Fazendo Meu Filme e depois falarei um pouquinho da tarde de autógrafos que a Paula fez em Brasília.

*Atenção, esta resenha pode conter spoilers referentes ao primeiro livro da série (Fazendo Meu Filme 1), leia por sua própria conta e risco. Já leu a resenha do primeiro livro? Você poder ler o que eu achei aqui.


“[…]Desde a noite anterior, no avião, eu não tinha mais chorado, mas foi só ouvir o “alô” da minha mãe que tudo foi (literalmente) por água abaixo. Eu nem conseguia responder. No lugar, só saíram lágrimas e mais lágrimas.”

Em Fazendo Meu Filme 1 nos despedimos de Fani no aeroporto com direito à revelações, muita choradeira e beijo de cinema. Fani agora será a única responsável por escrever a sua história do outro lado do Atlântico, na terra da rainha, longe de casa, dos amigos, do seu primeiro amor por um ano… Se há algo que odeio mais do que despedida é saudade, vontade de estar perto de quem se gosta e estar separada delas por vários quilômetros. Quando fui morar sozinha em outra cidade teve choradeira e depois que eu já estava em Brasília teve muita saudade e choros no telefone, então comecei a ler FMF2 já entendendo perfeitamente qual o sentimento que a Fani estava sentindo e com um aperto na garganta por ela. Ainda mais porque a garota tem um agravante, quando finalmente descobre o amor o destino coloca meio mundo entre eles. Como lidar com a saudade? Como vencer a tristeza dos primeiros dias na Inglaterra e aproveitar a oportunidade única que ela está tendo? Fani só vê uma solução, seguir a risca o “longe dos olhos, longe do coração”, a garota evita o Leo, não lê seus e-mails, impede-se de pensar nele e com isso vai levando a tristeza, mas e o Leo no Brasil? O garoto está se sentindo rejeitado e com razão, nem uma resposta? Assim Dona Estefânia não há amor que aguente!

Só tenho uma coisa a declarar sobre FMF2, o livro é uma montanha-russa de emoções. E o e-mail da mãe da Fani para ela deixa isso bastante claro:

“A cada vez que conversamos você está de um jeito. Ora muito feliz, ora muito empolgada, ora muito chateada, ora muito triste… “morno” é uma palavra que não podemos aplicar a esse seu ano no exterior. Todos os seus momentos transbordam intensidade.”

Começamos acompanhando a adaptação de Fani, sua tristeza em deixar sua vida para trás e a coragem para encarar de frente uma nova etapa. Seus primeiros momentos com sua família inglesa, que, diga-se de passagem, é um amor, principalmente o Tom. A saudade tão forte e um amor tão recente que fazem a garota pensar em desistir do intercâmbio e voltar para o Brasil. Nessa parte o sentimento que nos acompanha é a tristeza, ficamos tristes pela Fani e na torcida para que essa fase passe logo. Mas a garota decide ficar e conforme passa o tempo, viver na Inglaterra não significa mais só tristeza, mas sim uma nova escola e uma nova amiga, a também brasileira Ana Elisa, e até mesmo um novo amor (será), o também brasileiro Christian. O garoto gosta da sétima arte tanto quanto Fani, faz faculdade de cinema e tem um jeitinho todo especial, é difícil não se pegar torcendo em alguns momentos para que os dois fiquem juntos, ainda mais com tantos problemas que ela enfrenta com o Leo. Fani começa a escrever seu roteiro inglês, mas não deixa de lado o seu roteiro verde e amarelo e essas são as partes em que me diverti muito, os e-mails e conversas no MSN com a Gabi, a Nat e a Priscila em alguns momentos são hilárias e nos mantêm informados, assim como a protagonista, dos últimos acontecimentos em solo brasileiro.  O fato de Fani estar longe não foi desculpa para a Paula abandonar os personagens apresentados no primeiro livro, eles continuam aprontando das suas, com seus conselhos e com os papos esclarecedores (né Priscila?). Além, de deixar claro o quanto o contato com os amigos é essencial e nos faz sentir que ainda fazemos parte de suas vidas ainda que estejamos longe. Não falo mais dos roteiros de Fani, nem do inglês e nem do brasileiro, para deixar o clima de mistério no ar, caso queira saber você terá que ler o livro.

Fazendo Meu Filme 2 sem dúvida nenhuma marca o amadurecimento de Fani, da garota tímida à que não se deixa intimidar por uma platéia, de dependente da mãe à independência de responder por seus próprios atos, saber escolher o que quer e correr atrás…

“aprendi a entender melhor os meus sentimentos e agora eu sei que o medo nunca deve nos impedir de tentar o que quer que seja.”

FMF1 termina com uma despedida, FMF2 também, agora é a hora de Fani continuar a escrever seu roteiro brasileiro e não vejo a hora de poder lê-lo. Ah, e antes que a Jéssica me faça essa pergunta, sou Time Leo, ainda que eu tenha sido Time Christian em alguns momentos, no fim o mineirinho me conquistou.

E finalmente a tarde de autógrafos…

No dia 27/11/2010 a Paula Pimenta esteve na Livraria Cultura do Shopping CasaPark em Brasília para uma tarde de autógrafos e o lançamento do FMF3. Eu estive lá, primeiro porque queria muito conhecer a Paula Pimenta e segundo porque eu queria muito conhecer também a Jéssica (do A Bookaholic World) e a Karlinha (do Coffie and Movies). Antes de ir a dúvida: será que eu levava os dois primeiros livros de FMF que eu já tinha, ou só o primeiro para a Paula autografar, com a autora falando que eu podia levar todos que ela autografava lá foram eles para a minha mochila. Chegando na Cultura fui olhar uns livros enquanto o evento não começava e as meninas não chegavam e acabei não resistindo, comprei o FMF3 assim a Paula poderia autografar todos os livros da série já lançados. \o/

A Paula chega começa a autografar e nada das meninas, finalmente a Karlinha chega, ela é muito querida adorei conhecê-la, assim como a Fabiana que é muito divertida, pena não termos tirado nenhuma foto juntas, mas logo sanamos essa falta. A Paula foi super atenciosa, conversou com todos os leitores, assinou todos os livros levados, quis saber nossa opinião sobre os livros. A Karlinha deu uma de fotógrafa e tirou uma foto minha com a Paula e os meus livros autografados. *o*

Eu, a Paula Pimenta e os meus livros autografados. Cada um com uma caneta de cor diferente para combinar com as capas. Adorei!

Já estava perto do evento terminar e nada da Jéssica e da Nayane chegarem, elas estavam fazendo prova nesse dia, então lá fui eu ficar esperando… nesse meio tempo senta uma garota do meu lado:

– Estou esperando uma amiga minha.

E eu: – Eu também.

Por fim descobrimos que essa amiga era a Jéssica, ficamos conversando e foi assim que conheci a Priscyla e ficamos as duas de tocaia para não deixar a Paula ir embora e garantir que as meninas tivessem seus FMF autografados. Deu certo, as meninas chegaram, eu conheci a Jéssica, a Paula autografou os livros, conversamos, tiramos fotos e a Jéssica entregou o super presente que ela fez (todos os CDs que a Fani e o Leo trocam nos livros, capinha azuis para os do Leo e rosa para os da Fani). Uma tarde muito divertida sem dúvida nenhuma, adorei conhecê-las meninas e que aconteçam mais eventos deste tipo.

Missão segura a Paula enquanto eu chego cumprida! Da esquerda para a direita: Priscyla, Fernanda, Paula, Jéssica e eu.

Compre aqui:

Cultura Saraiva Travessa Fnac

13 Comentários

Arquivado em Resenhas da Núbia

13 Respostas para “Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha (Paula Pimenta) e Tarde de Autógrafos…

  1. yeeees, #TEAMLEO! HAUSHAUSHA
    Esse minerinho também me conquistou de jeito! HAHA
    Ain, mais uma vez sua resenha ficou ótima!

    eeee eu adorei te conhecer pessoalmente! Obrigada pela operação ‘Segura a Paula enquanto eu chego’, haushaushasa.
    Valeeeeu muito a pena! A Paula é mega fofaaaa e com certeza uma das minha autoras favoritas!
    E vocês todas são uns amores *\o/*

    Ps: a Pri está aqui do lado e adorou que você tenha citado ela aqui! *_*

    beeeeijo

    Curtir

  2. Adorei a resenha, a “cobertura” do evento e, especialmente, de te conhecer, Núbia! Fiquei muito feliz de saber que você gostou do livro 2 também! Estou ansiosa pelos seus comentários de FMF 3! Agora é que eu quero saber se você é #teamleo mesmo! 🙂

    Curtir

    • Nubia Esther

      ” Agora é que eu quero saber se você é #teamleo mesmo!”

      Eita depois desse comentário fiquei mais curiosa ainda para ler o terceiro, ainda bem que ele é o próximo na lista de leituras! \o/

      Curtir

  3. Pingback: Esta semana… « Blablabla Aleatório

  4. Pingback: Fazendo Meu Filme 3: O Roteiro Inesperado de Fani (Paula Pimenta) « Blablabla Aleatório

  5. Eu encontrei o livro por acaso… já tinha ouvido falar dele (e muito bem!), mas nunca tinha encontrado pra comprar ):
    Hoje eu fui trocar os vale-presentes que eu ganhei de natal, e quando já estava na fila, eu encontrei ele! Na mesma hora eu troquei um dos que estava na minha cesta (é, eu ganhei tantos vales assim. adoro essa época em que minha família esquece que cinquenta reais num livro é muito) por ele.
    Ele é perfeito! Queria ter pego o segundo e o terceiro na hora, mas eu fiquei meio em dúvida… me arrependo! Agora, livro novo só no meu aniversário (felizmente, em menos de um mês), já que eu não tenho meu próprio dinheiro ):

    Curtir

  6. Pingback: Melhores Leituras de 2010 « Blablabla Aleatório

  7. Pingback: Desafio Leitura Nacional | Blablabla Aleatório

  8. Pingback: Um Autor de Quinta #2 | Blablabla Aleatório

  9. Pingback: Fazendo Meu Filme 4 – Fani em Busca do Final Feliz (Paula Pimenta) | Blablabla Aleatório

  10. Adorei! A Paula é realmente muito simpática!
    Paula, se você ler isso Eu Te Amo!
    Parabéns!
    Bejios,
    Nat

    Curtir

Gostou do post, então comenta!